Um sonho na cabeça, um grupo de amigos e uma espada de espuma nas mãos, foi assim que tudo começou...

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Becouse in Russia



A Rússia no espaço:
Acredito que a maioria já deve ter ouvido falar sobre a cadela Laika, que morreu no espaço. Bem, pode parecer um tanto sádico, mas tudo foi de acordo com o plano russo, ou quase tudo...

A morte dela fazia parte do  plano da missão, assim como a de muitos outros animais que os soviéticos enviaram para o espaço. O plano era ela ingerir veneno e morrer sem dor. Contudo, o revestimento da nave foi feito as preças (tudo havia sido planejado e feito em 4 semanas), e por isso o sistema de isolamento térmico quebrou logo após o lançamento e Laika morreu devido ao calor.
Bem, russos não são completamente sádicos. Por isso, de vez enquando, eles planejavam que o animal voltasse para a Terra ao invés de morrer no espaço. Mas esses foguetes quase sempre caiam na Sibéria ou em regiões muito frias, onde eles não poderiam salvar os animais. Para resolver esse problema os cientistas desenvolveram capsulas que iriam se destruir em um determinado tempo (para evitar o sofrimento prolongado dos animais).
Não se preocupem, não precisam chamar algum instituto de proteção aos animais, afinal, os russos tratavam seus astronautas de forma bem parecida...
Existem várias informação (não oficiais) de que pelo menos 4 astronautas soviéticos teriam morrido entre 1957 e 1959. Alguns irmãos italianos que haviam feito um receptor de ondas de rádio receberam, durante a época, um SOS em codigo morse e o som de um coração parando, que teriam vindo do espaço.
Tragédias a parte, em 1964 os russos conseguiram lançar a primeira espaçonave que conseguiu levar mais de uma pessoa ao espaço. Para comemorar eles fizeram a primeira dança russa tradicional no espaço.
Mas além de terem feito a primeira dança no espaço os russos também foram os primeiros a por um homen no espaço (fora da nave). O único problema é que a roupa não estava preparada para o vacuo do espaço e acabou inflando tanto que fez com que o astronauta não conseguisse entrar devolta na nave normalmente. Ele foi forçado a deixar uma quantidade de ar sair, e enquanto fazia isso ele sofreu um ataque no coração, mas mesmo assim conseguiu voltar para a nave sem maiores problemas.
Outra amostra da “ciência” russa durante essa missão foi a nave Voshkod 2, que era uma versão modificada da Vostok, uma nave de um piloto. O design foi feito de tal forma que a tripulação tinha que girar a cabeça 90 graus apenas para ler os instrumentos. Além disso, a capsula não tinha nenhuma saída de emergência para a reentrada na Terra. Mas talvez a “melhor parte” seja que caso o pouso automático falhasse (o que aconteceu) para se chegar até o sistema de navegação era necessário que um dos astronautas deitasse atravessado nos assentos, enquanto o outro o segurava no lugar.
O pouso manual acabou fazendo com que eles pousassem à 800milhas do lugar planejado, colocando eles no meio dos montes Urais, em uma parte com floresta tão densa que helicópteros não conseguiam pousar para salva-los. Ambos tiveram que cortar madeira para fogueira e impedir lobos de ataca-los durante dois dias, quando a equipe de salvamento finalmente chegou, montados em esquis.
A viagem russa à Lua:
Quando Yuri Gagarin inspecionou Soyuz 1, a capsula que iria fazer a viagem para a Lua, ele reportou 203 problemas. Contudo os oficiais ignoraram esses problemas, pois eles queriam que a nave estivesse pronta para o 50º aniversário da revolução comunista.
Mas quem iria fazer a viagem não seria Gagarin, mas sim seu melhor amigo Vladmir Komarov, quem não recusou a missão porque seu reserva era Yuri, que apareceu no dia do lançamento ordenando ir no lugar de Vladmir.
No final das contas quem fez a viagem foi Vladmir Komarov. E os problemas começaram no instante em que ele entrou em orbita. O painel solar não funcionou, o que o deixou sem energia. Os detectores de orientação congelaram por isso ele não podia manobrar a nave. O sistema de estabilização automática falhou e o manual só estava parcialmente funcionando.  Em outras palavras, Soyuz 1 era um pedaço de lixo tripulado orbitando a Terra.
Após 13 orbitas ao redor da Terra a missão foi abortada e Vladmir finalmente recebeu ordens de voltar para casa. Só que o paraquedas da nave emperrou e ele não tinha como desacelerar a sua nave. Só que uma morte assim é muito simples para um russo, por isso durante todo esse tempo ele estava em uma ligação com sua mulher, que perguntava o que deveria dizer a seus filhos. Ah sim, você pode ouvir essa conversa e toda a conversa da queda entre o controle da missão russo e Vladmir na internet... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário