Um sonho na cabeça, um grupo de amigos e uma espada de espuma nas mãos, foi assim que tudo começou...

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BECAUSE IN RUSSIA

Boa noite a todos, tenho o prazer de postar uma nova coluna aqui no site.
O “BECAUSE IN RUSSIA” é uma coluna escrita pelo nosso colaborador Konian Costa, que vai nos trazer informações sobre esse universo paralelo que é a Rússia.
Para ilustrar o jeito Russo de encarar a vida, um vídeo de como um típico Russo se preparou para o impacto do meteoro semanas atrás.

]
Fonte: Cotovelo de Formiga

Introdução, ou
A Rússia antes da Rússia...


Para começar as postagens sobre a Rússia vou contar um pouco da história deste estranho país. Contudo, a história – assim como muitas outras coisas deste bizarro lugar – é obscura.
Antes do século III ninguém sabe ao certo o que acontecia na região. Mas, basicamente era o que acontecia em todos os lugares que ainda não tinham impérios fortes formados. Guerras entre diferentes tribos (pertencentes ao mesmo “povo” ou não) no caso os Citas, que possuem reputação de guerreiros lendários, e os protoindo-europeus.  Além deles, outros povos passaram pelo lugar que viria a ser a Rússia, os Eslavos, um povo basicamente de agricultores e comerciantes.
Alguns devem se lembrar das aulas de história sobre a queda do Império Romano, Hunos, Godos e outros povos de nomes bizarros. Bem, esses povos, por volta do século III, deram uma pequena passada pela “Rússia” antes de chegar ao destino e simplesmente subjugaram os Eslavos, o povo que era então o dominante, mas como Roma parecia um alvo melhor não prolongaram a estadia por mais do que 300 anos.
Após isso existe um vácuo histórico. Mas sabe-se que um povo desconhecido surge, por volta do século V, do sul da Sibéria e das estepes um pouco mais ao sul (alguém me explica como algo surge da Sibéria? Eu nem sei como algo vive na Sibéria, enfim, Russos...). São os Casares. Por volta do século VII eles já dominavam praticamente toda a região habitada do que hoje é a Rússia.
Eu acredito que esse povo trouxe quase tudo de bizarro que eu vejo atualmente na Federação Russa. E se sair da Sibéria não foi o suficiente para você também acreditar nisso preste bastante atenção nos próximos parágrafos.
Durante as minhas aulas de história, toda vez que um aluno perguntava sobre o porquê do império Árabe não invadir Bizâncio, ou sobre quem eram os aliados guerreiros deste duradouro império, o professor nos enrolava e não respondia nada. Aqui está a resposta: os Russos, ou melhor, os ancestrais russos, os Casares... não é a toa que mais tarde um imperador Russo vai proclamar seu império como Terceiro Império Romano – é, o titulo de Czar não é a toa.
Ainda não te convenci sobre os Casares?... Sem problema, os Vikings o farão por mim.
Século IX, Vikings – sim porque os Russos não são assustadores o suficiente até que você misture Vikings no meio – decidiram fazer suas atividades para aqueles lados. Todos nós sabemos o que acontece agora, não? Uma guerra sangrenta entre os guerreiros Vikings e os ancestrais russos, os Casares, certo? Não... estranhamente os Vikings – sim, os Vikings – decidiram não guerrear, mas sim comerciar com os povos da região.
Bem, de certa forma os Vikings ganharam a “guerra”, mas através do comércio. Os Rus – historiadores acreditam que era assim que os Vikings se chamavam quando viviam em comunhão com outros povos e fora de suas terras, ou seja, quando não eram mais efetivamente Vikings -, formaram o principado de Kiev entre o século X e XI, e ai começa a épica saga da Rússia.



O Império Rus, ou
Os imperadores insanos...

O titulo ficará evidente ao longo do texto, mas o primeiro paragrafo talvez já fosse o suficiente. Por volta de 900, um dos primeiros imperadores de Kiev, Oleg, estava celebrando sua “vitória” contra os gregos. Para a celebração os russos decidiram se vestir de ursos e dançar, enquanto vestiram ursos dançarinos de russos (não me pergunte o porquê...). Ao final da celebração o monarca ordenou que os ursos fossem enviados de volta a natureza e que todos os dançarinos fossem mortos. Reza a lenda que ele era parcialmente cego e pensou que que os dançarinos eram parte de uma tribo que devia impostos a ele – nunca deva nada a um russo.
Por volta de 989, Vladmir I (ou o rei que tinha 800 concubinas) comandava o império – e para isso teve de matar todos os outros principes, seus irmãos - e estava indeciso sobre uma questão muito importante para a época. Que religião adotar como oficial? Ele decidiu pela Igreja Ortodoxa Grega, para assim poder fazer alianças com o resto da Europa mais facilmente. Contudo, reza a lenda que esse não foi o único motivo. O outro forte canditado era o Islamismo, que não foi escolhido porque Vladmir acreditava que seus suditos nunca conseguiriam seguir um de seus mandamentos, o proibimento do álcool – lição imortante, nunca tente tirar vodka de um russo.
No século XIII os mongóis decidem invadir Rus, mas como ninguém é louco para fazer uma guerra total contra russos eles dicidem simplesmente destruir algumas cidades importantes para mostrar seu poderio e após isso, simplesmente pedem impostos anuais – outra lição, se for invadir a Russia, não tente conquista-la.
Mas como todos nós sabemos, Russos não gostam de nenhum tipo de dominio. Então, no século XV, a cidade mais prospera da época, Moscou, decide, após consquistar praticamente todas as outras cidades (russos...), não pagar o tributo aos Mongois – e mais uma vez os russos mostram que o senso comum não se aplica a eles. Como uma pequena  cidade pode ir contra os Mongois? Enfim, Ivan, o grande decide faze-lo, e consegue. Contudo, os mongóis não gostam de receber calote, então marcham contra Moscou, mas, vão embora sem nem ao menos lutar.
Como russos são russos, eles ainda não estavam satifestos com a situação. Então Ivan, o Terrivel decide expulsar os mongóis. E após faze-lo  ele decide construir um pequeno monumento em sua homenagem, A Catedral de São Basílio, para quem não conhece, segue a imagem.


Se expulsar os mongóis e construir uma pequenina igreja não foi o suficiente para você se perguntar quem foi Ivan III (o terrivel), saiba que foi ele quem começou a colonizar a Sibéria (o que tem pra colonizar na Sibéria?). Ah, ele também se casa com a ultima parente do ultimo imperador Bizantino, podendo assim proclamar seus territórios como O Terceiro Império Romano, e mais tarde um de seus filhos será chamado de Czar.
Por volta de 1604 uma série de intrigas pela coroa faz com que Michael Romanov seja eleito como Czar. Assim começa a dinastia Romanov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário